Sejam todos bem vindos a esta página que está sendo construída com muito carinho.

Aceitamos suas sugestões, seus comentários, estejam todos à vontade.



Um grande abraço!


Nádia Cristina de Toledo.




Informamos a todos que estaremos fora do ar por mais um período. Devemos retornar em breve com novidades. Desde já agradecemos.

Postagens populares

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Secretaria Municipal de Educação de Ji-Paraná oferece curso de LIBRAS.


No próximo dia 06 de março de 2012, a partir das 08:00 da manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), começa a primeira das três etapas do curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
 
Com carga horária de 30 horas para esta etapa, este curso terá como público alvo profissionais da educação que já estão atuando com alunos surdos seja em sala de ensino regular ou salas de recursos e também familiares de alunos surdos que queiram melhorar a comunicação em casa.

Este curso será ministrado pelos instrutores que trabalham na Semed Ronaldo de Oliveira e Zélia Augusta, bem como pela professora e pedagoga especialista em LIBRAS do Atendimento Educacional Especializado (AEE)  para alunos com Surdez, Intérprete e Facilitadora dos Cursos de Libras  Jusiany Pereira da Cunha dos Santos.
 
Segundo a professora Jusiany o objetivo é propiciar aos cursistas a compreensão das diferenças metodológicas no atendimento às necessidades especiais da pessoa surda. ”Por meio dos encontros presenciais nós vamos propor a aquisição de vocabulário em LIBRAS, através da contextualização de situações cotidianas”. Explicou.


A língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na Educação dos Surdos da Nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil - atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).
 
É uma língua natural da comunidade Surda e surgiu para facilitar a comunicação, é uma língua com estrutura e gramatica própria e está regulamentada através da LEI Nº 10.436, DE 24 DE ABRIL DE 2002, através do DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005.  A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois como as língua de sinais não são universais, cada país possui a sua própria língua.
 
As inscrições ainda podem ser feitas gratuitamente na Semed, que está localizada na Rua Almirante Barroso, 1853 - Bairro Casa Preta - CEP 76.907-614 em Ji-Paraná.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Curso de LIBRAS

             

                   No próximo mês de março a Secretaria Municipal de Educação (Semed) oferecerá curso de (LIBRAS)  Língua Brasileira de Sinais. Fiquem atentos, logo teremos novidades com relação a este curso.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Escolas da Rede Municipal de Ensino vão receber ar condicionado



 A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Ji-Paraná, através da Prefeitura da cidade adquiriu com recursos próprios 95 novos aparelhos de ar condicionado de 36.000 BTU’s, que custaram R$ 230.000,00 com a instalação.

Segundo o Secretário de Educação, Vanderlei Nunes, a aquisição dos ares condicionados objetiva oferecer melhor qualidade de ensino aos alunos, como foi feito no ano passado com oito escolas do município. Este ano 14 escolas, a secretaria e uma sala de alunos especiais estão sendo beneficiadas. A instalação dos aparelhos começa na próxima segunda-feira (06), no Centro de Educação Infantil Zilda Arns no Bairro Parque São Pedro.

Os próximos Centros a serem beneficiadas são: Mirian Trajano, Marcelino Calegário, Nelson Dias e Zilda Arns. Já as escolas que também vão receber os ares condicionados são:  Celso Rocco, Almir Zandonadi, escola Pérola, Irineu Drech, Nova Aliança, São Gabriel, Bárbara Heliodora, Edson Lopes, Ulisses Matosinho, Paulo Freire, Secretaria de Educação e a sala de aula dos alunos especiais  localizada na Biblioteca Municipal.

Para o secretário, com altas temperaturas que a nossa região enfrenta, não há dúvida sobre a melhoria na qualidade do aprendizado dos alunos. “A concentração do nosso aluno vai melhorar muito com certeza”, enfatiza Vanderlei. As instalações destes aparelhos, de acordo com o secretário, era um compromisso do plano de governo do prefeito José de Abreu Bianco (DEM). “Naquela época muitos pais fizeram este pedido e agora estamos cumprindo”, destacou.



Voltando!

             Pronto! Começamos novamente. Nova chance de tentar fazer certo, onde erramos e agir com cautela diante do novo para termenos menos chances de errar.

              Graças a Deus estamos todos nós aqui prontos, em vários pontos refeitos e ainda com muitos defeitos, entretanto, buscando saúde e exteriorizando a paz para corrermos atrás dos nossos sonhos e  com fé realizarmos nossos projetos, conquistarmso nossos objetivos.

                                                            Que   paz de Jesus seja em nossos corações!