Sejam todos bem vindos a esta página que está sendo construída com muito carinho.

Aceitamos suas sugestões, seus comentários, estejam todos à vontade.



Um grande abraço!


Nádia Cristina de Toledo.




Informamos a todos que estaremos fora do ar por mais um período. Devemos retornar em breve com novidades. Desde já agradecemos.

Postagens populares

terça-feira, 5 de abril de 2011

Ji-Paraná em dia de conscientização pelo autismo.

Com a intenção de mobilizar a população do município de Ji-Paraná e conscientizá-la
a cerca da síndrome do autismo, pais, professores, amigos, funcionários da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), reuniram-se na praça Dom Bosco em um manifesto público na sexta-feira (01/04) por volta das 9:00.

Todas as pessoas que estiveram presentes na manifestação e algumas lojas do comércio local usaram a cor azul que representa a cura para o autismo. Neste dia é feito através da imprensa mundial um chamamento para que as pessoas usem a cor azul e engajem na luta de enfretamento ao autismo.

A pessoa com autismo, geralmente, apresenta uma indiferença aparente para com a realidade por volta dos dezoito meses e é mais freqüente em meninos. Uma criança autista apresenta déficit de desenvolvimento na linguagem, rejeita contato físico e ás vezes, reagem com irritação a alterações em seu ambiente.

Garantir o direito à educação, o direito a freqüentar uma escola de ensino regular, por vezes, torna-se uma tarefa difícil para a família da pessoa autista. Por mais que esteja garantido em lei, há rejeição por parte de alguns profissionais por não compreender e não saber lidar com o autista.        

Para atender estas crianças, a SEMED desenvolve junto à gerência de educação especial
o programa de Atendimento Educacional  Especializado Autismo (AEE), que presta atendimento a autistas e acompanha os mesmos na escola de ensino regular municipal,  orientando professores e pais de como agir para que estas crianças possam se desenvolver.

Este atendimento é feito em uma das salas de um prédio localizado na rua Almirante Barroso, 1783, bairro Casa Preta, foi estruturada e é mantida pelo município, que garante todo o material bem como o pessoal para acompanhar estas crianças. 

O secretário de educação José Vanderlei Nunes esteve acompanhando o evento e falou da importância de prestar atendimento a estas pessoas. “A secretaria tem se empenhado ao máximo para atender as pessoas com necessidades especiais, principalmente os autistas, de uma forma que elas possam ter na medida do possível, um desenvolvimento pleno”. Disse o secretário.

Durante toda a semana o Ensino Especializado promoverá eventos alusivos ao dia mundial da conscientização do autismo, inclusive com a distribuição de panfleto informativo sobre o autismo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário