Sejam todos bem vindos a esta página que está sendo construída com muito carinho.

Aceitamos suas sugestões, seus comentários, estejam todos à vontade.



Um grande abraço!


Nádia Cristina de Toledo.




Informamos a todos que estaremos fora do ar por mais um período. Devemos retornar em breve com novidades. Desde já agradecemos.

Postagens populares

segunda-feira, 14 de março de 2011

Curso de LIBRAS para professores municipais

Começa hoje a partir da 14:00 no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o curso intermediário de libras. Com duração de três meses e com carga horária de 50 horas, este curso, tem como público alvo, preferencialmente, profissionais da educação que já atuam com alunos surdos, seja em sala regular ou salas de recursos.

Por fazer parte da formação continuada de professores, não há custos para os cursistas e é realizado em três fases: básico, intermediário e avançado. No nível básico foram ofertados pela SEMED desde 2005, seis básicos entre 30 e 40h, e quatro intermediários sendo dois de 100h e dois com 50 horas, com certificado de conclusão.

Para um melhor entendimento a professora e interprete Jusiany dos Santos fala que:
“Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua natural da comunidade surda. Surgiu para facilitar a comunicação, e possui estrutura e gramática própria. Está regulamentada através da LEI Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Explica”.

Jusiany lembra também que através do DECRETO Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.  A LIBRAS é de uso corrente apenas no Brasil, pois, como as línguas de sinais não são universais, cada país possui sua própria língua.

Entretanto a língua de sinais teve sua origem na França no período medieval nos mosteiros como forma de driblar o voto de silencio. O Frade Ponce de Leon foi o pioneiro na educação dos surdos da nobreza. No Brasil A Língua Brasileira de Sinais surgiu a partir do Instituto dos Surdos-Mudos, fundada em 1857, como escola para surdos no Brasil. Atualmente denominado Instituto Nacional da Educação de Surdos (INES).





Um comentário:

  1. Estou participado do curso de libra, realmente é um curso muito bom!!! parabéns!!!!

    ResponderExcluir